Programas gratuitos para substituir o pacote Office da Microsoft

O pacote Office da Microsoft é referência de mercado, tanto para uso profissional como para uso acadêmico ou doméstico. E realmente eles são os programas mais completos e estáveis do mercado, mas são pagos, e para muitas pessoas o custo-benefício não vale a pena.
Existem no mercado muitas opções gratuitas equivalentes aos programas da Microsoft, que desempenham as mesmas funções mas com algumas limitações. Antigamente um dos problemas para usar um programa alternativo era a incompatibilidade de formatação, por exemplo, se você cria-se um arquivo no editor de texto alternativo e depois precisa-se abrir no Word, o documento ficava todo desconfigurado, tinha que formatar tudo de novo. Hoje a maioria dos programas não possuem este problema.
Um pacote gratuito que cumpre bem esta função é Google Docs. Ele possui editor de texto, planilhas, apresentações e formulários, tudo online, não precisando de nenhuma instalação, apenas a criação de uma conta Google.
Os documentos criados ficam armazenados na nuvem, podendo ser acessados de qualquer lugar e trabalhados de forma colaborativa.
O Google Docs possui algumas limitações, pois ele é bem simplificado.


Outro pacote bastante completo é o WPS Office. Ele possui uma versão gratuita e uma paga. Dos programas gratuitos que testei é o que mais se assemelha ao pacote Office da Microsoft, tanto em funcionalidade como em compatibilidade. O programa está bem estável e pode ser usado sem erros. A única limitação do programa é a habilitação a macros, que só está disponível na versão paga. Os arquivos produzidos podem ser salvos em diversos formatos. O WPS Spreadsheets apresenta muitas opções de funções, podendo ser elaboradas planilhas avançadas.
O download pode ser feito pelo site https://www.wps.com/office-free.





Nenhum comentário:

Postar um comentário